Municipal de Educação do Rio de Janeiro, fez editar um folheto especial, ilustrado, sobre "Parques Escolares", (1934).
Quanto à arte decorativa, nos logradouros públicos e em geral, faz-se necessária a criação de uma cátedra de arquitetura paisagista nas escolas superiores que a devem ter: Escola Superior de Belas Artes, Escola Politécnica, Escola Agrícola, estas últimas visando principalmente a seleção das melhores variedades de plantas ornamentais, independentemente dos serviços oficiais de jardins, matas e turismo.
A arquitetura paisagista terá de ser ensinada, tendo igualmente em conta as diferenças dos dois habitats, mas em uma só cadeira.
2 - No habitat rural, as questões práticas a considerar são muito mais numerosas que no urbano: Ensino agrícola escolar; clubes de atividades rurais; proteção às pequenas indústrias; concursos de habitações rurais e janelas floridas (como vem fazendo a Escola Regional de Meriti, no estado do Rio), etc., de modo a preparar o trabalhador nacional para que saiba colonizar e aproveitar as terras, públicas ou particulares. (Vide Teixeira de Freitas - "Em prol da educação rural" — Correio da Manhã, 7 maio, 1933).
Aqui, a disciplina de que me ocupo, se articula com a agricultura e a pecuária, para assegurar a fartura de meios de subsistência e de encantos no habitat rural, concorrendo até mesmo para controlar, na justa medida a produção agropecuária, que feita sem controle estatístico, como acontece, dá o resultado que estamos vendo: produção em excesso, para pôr fora, queimar ou jogar ao mar.
Articula-se também com a vida agropecuária, no que diz respeito ao coeficiente florestal a conservar,