Biogeografia Dinâmica - a natureza e o homem no Brasil

A literatura brasileira e a arte são ricas de contribuições, das mais valiosas, para a proteção à natureza no Brasil; excederia muito, no entanto, os limites deste livro a respectiva antologia, já por si limitada, mas assim mesmo muito extensa, ainda mesmo que tomasse como paradigma o livro em que Humberto de Campos trata d' O conceito e a imagem na poesia brasileira (1929) e me limitasse a excertos, sem comentários.

Aliás são numerosas no Brasil as antologias, v. gr. a de Nelson Costa — Páginas brasileiras - terras, homens e coisas do Brasil, uma das mais recentes; por outro lado, o estudo especial a fazer seria o da natureza nas obras literárias, cada autor de per si, como o fez, por exemplo, Phocion Serpa, definindo A natureza na poesia de Alberto de Oliveira.

As obras clássicas de crítica literária, desde as de Sylvio Romero até as de Agrippino Grieco, sobre a evolução da literatura brasileira, compulsadas sucessivamente, permitirão ao leitor, se ainda iniciando, a segura noção a respeito; aqui, porém, preocupa-me especialmente o influxo das letras, na formação do que já hoje podemos chamar "clamor público", contra destruição de matas, queimadas, etc., sem ter, é claro, em menor conta qualquer outra produção literária, exaltando os primores da natureza.

A dificuldade da escolha, mesmo limitada, como indiquei!

"Bien qu'un choix soit toujours un sacrifice", disse H. Poincaré em seu conhecido livro Science et Méthode, há uma hierarquia dos fatos; há produções

Biogeografia Dinâmica - a natureza e o homem no Brasil - Página 47 - Thumb Visualização
Formato
Texto