naturalistas; é criado o Serviço Geológico e Mineralógico do Brasil, que em 1938 passa a uma simples Divisão de Geologia e Mineralogia.
A comissão Schnoor, que ia estudar o traçado de continuação da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, leva consigo o geólogo Miguel Arrojado Lisboa. A 8 de agosto de 1907 deixam os expedicionários Baurú, alcançando Avanhandava a 18. Daí parte da comissão desce o Tietê até Itapura, seguindo Arrojado Lisboa por terra, chegando a Itapura no dia 5 de setembro, continuando para Campo Grande, onde chega a 28 de outubro, e a 2 de novembro parte a fazer o reconhecimento geológico da chamada Serra de Maracaju e da bacia do Paraguai até Corumbá, de onde regressa para o Rio. A geologia da zona entre Baurú e Itapura fora feita por Gonzaga de Campos em 1905. Arrojado Lisboa escreve sobre a geologia do oeste de São Paulo uma memória de 172 páginas e as suas pesquisas são quase totalmente confirmadas posteriormente, aceitas as séries Jacadigo e Bodoquena por ele criadas.
Graças ao Shaler Memorial Fund (23)Nota do Autor vem ao Brasil, especialmente para explorar os conglomerados permianos da região de São Paulo para o Sul, a expedição científica de Woodwarth, Ward e Haynes, que partiu de Nova York a 20 de junho de 1908 a bordo do Voltaire, desembarcando no Rio de Janeiro a 8 de julho. Aqui chegados, nomeou Orville Derby para servir como intérprete, guia e amigo o jovem geólogo Eusébio Paulo de Oliveira, de cujas interessantes e sábias pesquisas se