d'escaques. Ali andavam entre eles três ou quatro moças, bem novinhas e gentis, com cabelos mui pretos e compridos pelas costas; e suas vergonhas tão altas e tão cerradinhas e tão limpas das cabeleiras que, de as nós muito bem olharmos, não se envergonhavam.
"Esse que o agasalhou ("ao degredado Afonso Ribeiro") era já de idade, e andava por galantaria, cheio de penas, pegadas pelo corpo, que parecia seteado como São Sebastião. Outros traziam carapuças de penas amarelas, e outros de vermelhas; e outros de verdes. E uma daquelas moças era toda tingida, de baixo para cima, daquela tintura, e certo era tão bem feita e tão redonda e sua vergonha tão graciosa que a muitas mulheres de nossa terra, vendo-lhe tais feições, envergonhara, por não terem as suas como ela. Nenhum deles era fanado, mas todos assim como nós.
"Ali verieis galantes, pintados de preto e vermelho, e quartejados, assim pelos corpos como pelas pernas que, certo, assim pareciam bem. Também andavam entre eles quatro ou cinco mulheres novas, que assim nuas não pareciam mal. Entre elas andava uma, com uma coxa, do joelho até ao quadril e à nadega, toda tingida daquela tintura preta; e todo o resto de sua cor natural. Outra trazia os joelhos com as curvas assim tinta, e também os colos dos pés; e suas vergonhas tão nuas, e com tanta inocência descobertas. Também andava lá outra mulher nova, com um menino ou menina, atada com um pano (não sei de que) aos peitos, de modo que não se lhe viam senão as perninhas. Mas nas pernas da mãe e no resto não havia pano algum.
"Alguns traziam uns ouriços verdes das árvores, que na cor queriam parecer castanheiros, embora fossem muito mais pequenos. E estavam cheios de uns grãos pequeninos, vermelhos que, esmagando-se entre os dedos, se desfazia