na tinta muito vermelha de que andavam tingidos (1).Nota do Autor E, quanto mais se molhavam tanto mais vermelhos ficavam. Todos andavam rapados até por cima das orelhas, assim mesmo de sobrancelhas e pestanas. Trazem todos as testas, de fonte a fonte, tintas da tintura preta, que parece uma fita preta da largura de dois dedos.
"... Uma povoação em que haveria nove ou dez casas, as quais diziam que eram tão compridas, cada uma, como esta nau capitânea. E eram de madeira, e das ilhargas de tábuas e cobertas de palha, de razoável altura; e todas de um só espaço, sem repartição alguma, tinham dentro muitos esteios; e de esteio a esteio uma rede atada com cabos em cada esteio, altas, em que dormiam. E de baixo, para se aquentarem, faziam os seus fogos. E tinha cada casa duas portas pequenas, uma numa extremidade, e outra na oposta.
"Não têm coisa que de ferro seja, e cortam sua madeira e paus com pedras feitas como cunhas, metidas em um pau entre duas talas, mui bem atadas e por tal maneira que andam fortes. Esta gente e boa e de boa simplicidade.
"Eles não lavram nem criam. Nem há aqui boi ou vaca, cabra, ovelha ou galinha, ou qualquer outro animal que esteja acostumado ao viver do homem. E não comem senão deste inhame, de que aqui há muito, e dessas sementes e frutos que a terra e as árvores de si deitam. E com isto andam tais e tão rijos e tão nédios que o não somos nós tanto, com quanto trigo e legumes comemos".