Descrição dos rios Parnaíba e Gurupi

acompanhado de 16 Pivocas, cheguei no dia 26 do mesmo mês a Sapucaia, onde embarquei, e no dia 1° de outubro aportei outra vez em Cajuapara.

Partindo dali no dia 5 daquele mês desci o Gurupi, colhendo os dados para a planta do mesmo, e cheguei no dia 4 de novembro à Colônia militar de São Pedro de Alcantara.

Não podendo acabar o levantamento da planta até a foz em tempo de alcançar o vapor daquele mês na sua volta do Pará, demorei-me na colônia de onde parti no dia 27 de novembro. Tendo finalmente acabado o trabalho até a barra do Gurupi, aproveitei o vapor de dezembro e voltei para esta capital, onde cheguei no dia 17.

Aproveito-me da ocasião para reconhecer aqui a valiosa coadjuvação que tanto o diretor da colônia militar de São Pedro de Alcantara, o Sr. capitão Leonardo Luciano de Campos, como o diretor parcial dos índios do 18° distrito, o Sr. Cesario Augusto de Noronha, me prestaram no desempenho da minha comissão, tendo-me acompanhado o último em toda a parte da viagem de Cajuapara, até as cabeceiras do rio.

Descrição dos rios Parnaíba e Gurupi - Página 139 - Thumb Visualização
Formato
Texto