As minas do Brasil e sua legislação

"Outras vezes o quartzo apresenta-se em blocos alinhados no meio da rocha decomposta, partidos em planos regulares de clivagem, ou destacados entre si unicamente por decomposição dos leitos de hematita transformando em ocre. Esse quartzo, inquestionavelmente in situ costuma ser rico em ouro visível. Abaixo de uma profundidade que não excederá dez metros, o vieiro torna-se perfeitamente regular; no caso do Arrecua, a seis metros da superfície, o vieiro preenche essas condições. Uma tal formação pode apresentar ouro visível ou invisível.

"Os vieiros aflorando no meio da rocha decomposta são verdadeiros diques destacados dos destroços da rocha encaixante. Nestas condições são todos de ouro invisível, intimamente ligado à sílica, sendo a ganga de quartzo amarelado ou branco-opalino; embora a rocha encaixante não esteja decomposta é possível a divisão superficial do vieiro principal em vieiros paralelos de 0,05m, 0,10m e 0,20m, reunidos em profundidades em tronco único. Neste caso, porém, a rocha encaixante é praticamente estéril.

"Uma infinidade de pequenos vieiros auríferos afloram na região do Alegre, com 0,010m de possança ; esses vieiros, distantes entre si, atravessam regularmente a rocha decomposta possuindo salbands nítidas. Daí a explicação do fato que muito surpreende o observador recém-chegado ao Alegre: presença constante do ouro em pequenas porções em toda a superfície do terreno, indiferentemente no alto das colinas e nas baixadas".