As minas do Brasil e sua legislação

1) Descobridora; 2) Lima; 3) Azougue; 4) Xique-Xique; 5) Boa Esperança; 6) Bandeira; 7) Revira. Tasso propunha ir à Inglaterra contratar uma companhia para lavrar as minas e dizia serem grandes as dificuIdades a vencer para lavrar as terras daquela localidade, devido à falta d'água, que era preciso ir buscar a duas ou três milhas de distância (19).

"Formou-se então, em 1865, uma companhia inglesa, sob o nome de Tasso Brazilian Gold Mining Company (Limited), para explorar as minas não somente da Paraíba, mas também de Pernambuco (20).

"Na primavera desse ano, veio da Inglaterra uma expedição da qual fazia parte o engenheiro de minas E. Williamson, a fim de fazer a exploração (4).

"Apareceu como tendo explorado essas minas de ouro José Jacomo Tasso Junior e João Edwin Roberts (19).

"Os trabalhos de mineração duraram pouco, não passando do início. Para isso muito concorreram, além do reduzido capital da empresa, a pobreza dos vieiros, a falta d'água para as lavagens, dificuldades de transporte, precárias condições de subsistência e escassa mão-de-obra. Em agosto de 1871, José Jacomo Tasso escrevia de Recife para Cachoeira das Minas, pedindo uma arroba de amostras de Boa Esperança, para enviar à Inglaterra. Pelos dizeres da carta, se infere que o missivista desde muito se ausentara do Rio das Bruscas.

"No vieiro de Boa Esperança, na encosta da margem direita do rio, há um vestígio da exploração