feita pela companhia Tasso. É uma galeria de direção com 15m de comprimento, normal à qual existe uma de travessa com nove metros, sendo dois metros para o lado sul e sete para o norte.
"Referem os moradores da Ribeira do Bruscas que, depois do Tasso, lá esteve um francês de nome Champignon, que começou a abrir uma galeria no lugar do filão do Azougue, hoje conhecido por Buraco do Champignon, a cem metros abaixo do Talhado, na margem esquerda do rio.
"De 1902 a 1903, estiveram fazendo explorações no distrito, especialmente no lugar que batizaram por Yvonne, pouco a jusante de Revira, os belgas Fernando e Adolpho van der Brule.
"Essas formações auríferas foram detalhadamente decritas por Williamson. As rochas da zona, já nos referimos no capítulo I. São gnaisses e filitos atravessados por apófises de rochas plutônicas, sienitos e granitos. Os veios auríferos encerrados nessas rochas, em direções concordantes, são muito numerosos e aparecem como massas lenticulares e irregulares. Assim os descreve Williamson:
"A rocha matriz dos filões é um quartzo grosseiro, branco semiopaco, contendo pequenas quantidades de arsenetos e sulfatos de ferro, sulfetos de cobre, chumbo e zinco; a maior parte das galenas contém antimônio. A variedade de minerais resultantes da decomposição desses produtos é muito numerosa: carbonato de zinco, carbonato e clorofosfato, chumbo, fosfato, arseniato e carbonato de cobre, óxidos de antimônio e enxofre nativo, que são comuns em alguns dos filões; sulfato de cobre, sulfato de cromato de chumbo, são