As minas do Brasil e sua legislação

mais raros; ouro nativo em pequena quantidade está distribuído em quase todos os filões, e em Boa Esperança, nos vieiros, encontram-se grãos de platina".

"Na nossa rápida excursão ao Rio das Bruscas, conseguimos obter pequenas pepitas de ouro, bateando as aluviões de Cauaçu, Revira e Açude Quebrado. O material de Revira era o mais aurífero.

"A mineralização em todos os vieiros é muito fraca, e consequentemente diminuta a quantidade de ouro neles encerrada. O quartzo é leitoso, achando-se a pirita geralmente limonitizada.

"O povoado de Cachoeira das Minas, na margem direita do Bruscas, acha-se na altitude de cerca de 600m e está situado a 22km a noroeste da cidade de Princesa.

"No Rio Grande do Norte, informaram-nos que na segunda metade do século passado foi extraído ouro do serrote Cabelo Não Tem, a 18km a noroeste de Pau dos Ferros. Pessoas merecedoras de fé contam que esse ouro, extraído em pequena quantidade e por processos rudimentares, deu para confeccionar brincos, anéis, etc., adereços alguns ainda possuídos por moradores da região. Porém, o povo atribui ao serrote uma riqueza em ouro prodigiosa, a respeito da qual correm os mais desencontrados boatos e lendas. São dois morros de itacolomito (nº 617 e 618), repousando diretamente sobre granito (nº 616), rocha esta que forma um vale que os separa e no qual corre um riacho torrencial. No morro do lado oeste ou da margem direita do riacho, existem umas pequenas