As minas do Brasil e sua legislação

persegue em profundidade. A direção deste vieiro é de 80º SE. Do lado direito da mesma sanga existem diversos trabalhos de exploração. Entre eles está o poço do Pessegueiro e o quadrado de Itabuena.

A ocorrência aurífera é do mesmo tipo da zona do granito: pequeno vieiro e lentes ocupando as inúmeras fraturas da rocha. Além de pouco persistentes em profundidade, são estreitos e curtos. Há, no entanto, uma riqueza bem apreciável no minério quartzoso aí existente. Os trabalhos de pesquisa em Cerro do Ouro deixaram em diversos pontos da propriedade boa quantidade de quartzo aurífero selecionado. O engenheiro Hely Souza pretende aproveitar este material em uma usina Krupp com capacidade para 15t díárias. É composta de britador, moinhos de bolas, amalgamação e concentração em mesas vibrantes. A água no local é pouca. A instalação será acionada a vapor.

Distrito de São Sepé

"O distrito aurífero do município de São Sepé acha- se situado ao sul da sede, quase nas divisas do município de Caçapava. Compreende as minas de Bossoroca, Juliana, Cerrito do Ouro, Guardinha e São Roque.

A geologia em torno das minas é deveras interessante, especialmente pela presença de uma área de xistos com direção nordeste que ocorre entre Bossoroca e Cerrito do Ouro. A região é de granito com área de arcósio e anfibolito. Os veios de quartzo branco são muito comuns, porém pobres. Nas minas referidas, ele passa para material piritoso rico em ouro. As minas abertas não passam de trabalhos de prospecção superficiais,