Distrito de Vacacaí
"O distrito de Vacacaí é talvez o menos conhecido, apesar de haver aí constante faiscação. A parte que examinamos fica nas cabeceiras do rio do mesmo nome, em terrenos de Manoel Marques. A distância a Lavras é de 42km e a São Gabriel cerca de 50. O ponto de estrada de ferro mais próximo é Ibaré, 20km. aproximadamente. A zona pode ser atingida por automóvel pela estrada geral que vai de Lavras a São Gabriel.
Geologicamente é um distrito muito interessante. A formação granítica de Lavras se estende em sentido do poente até as cumiadas da Serra de Barberaguá. Aí existe o contato das rochas do arqueano com aquelas do algonquiano. Estas são representadas por filitos e quartzitos, xistos e calcários. Esta formação persiste em direção sudoeste, passando por Ibaré, até o município de Dom Pedro, antes da mina Barcelos, que já está no gnaisse. A sua largura é pequena.
Penetramos as cabeceiras do Vacacaí pelo nascente. A viagem de Lavras à Serra do Batovi é feita por uma estrada de coxilha sem nenhum acidente de importância. O terreno é plano e a rocha é um granito. Não se percebe a serra, senão quando se começa a descer para o vale do Vacacaí. Este é o lado da escarpa. É justamente neste desnível acentuado que encontramos o contato dos xistos e quartzitos com o granito, isto é, do algonquiano com o cristalino.
Já no vale examinamos a ocorrência aurífera de Sanga Seca. Constatamos somente trabalhos de garimpação em aluvião e em material facilmente desintegrável. A rocha aí tem direção N 70º E e mergulho bem acentuado. O xisto está cortado por pequenos veios