de quartzo. A rocha está exposta no leito da sanga com cerca de 12m de largura.
Descendo o vale, há uma trincheira com profundidade máxima de três metros. Denomina-se Bom Retiro. O material extraído é um quartzo branco mostrando muito pouca mineralização. Há 30 ou 40 anos deu-se começo a esta escavação. Ultimamente foi trabalhada para efeito de pesquisas.
Cerca de dois quilômetros acima da moradia de Manoel Marques, na margem esquerda do Vacacaí, examinamos uma formação aluvial muito interessante. O cascalho está coberto por sedimentos com espessura variável até 2,5m. O local examinado fica ao lado do leito do arroio. É uma camada de cascalho, também variável em espessura, entre 20 e 80cm. Os elementos são quase todos angulares, pouco transportados. As provas de bateia foram encorajadoras. Neste local, o leito do rio está forrado por uma rocha verde (andesito) com direção 40º NW e mergulho N 60º E. O distrito aurífero de Vacacaí tem sido explorado por faiscadores desde mais de século.
Em busca de filões tem havido algumas tentativas. Entre elas, está uma exploração feita por galeria nas cabeceiras do Vacacaí. Na ocasião de nossa visita os trabalhos estavam inundados, o que impediu um exame. As amostras do filão têm mostrado teores bastante elevados. Há no momento uma companhia interessada nas pesquisas desta jazida.
As minas de Barcelo ficam ao lado da estação de Vauthier, no ramal de Dom Pedrito. Como já foi dito, podemos colocá-la na extremidade sul do distrito de Vacacaí que mais tarde poderá ser desdobrado. A região é de gnaisse cortado por veios de quartzo piritoso.