As minas do Brasil e sua legislação

Os depósitos auríferos do Itapicuru em Santa Luzia foram descobertos, em fins de 1898, por um velho mineiro das Lavras Diamantinas de nome Chrispim (2), residente, então, na Vila de Tucano.

"Passando pelo poço Trapiá, no referido Rio Itapicuru, o velho garimpeiro desconfiou que os terrenos marginais continham ouro e fez, em segredo, as primeiras explorações, que foram bem sucedidas, e em segredo se prolongaram até 1900.

"Em Janeiro de 1900, descoberto o segredo de Chrispim, ou revelado por ele, os moradores das vizinhanças do Trapiá e, logo após, muita gente vinda de longe e até de municípios diversos e distantes entregaram-se aos trabalhos da exploração, que sempre foi feita por métodos inteiramente primitivos.

"O ouro foi descoberto numa extensão de terreno que vai desde uma légua acima do poço Trapiá, em terras da fazenda Conceição até duas léguas abaixo do referido poço, em terreno das fazendas Boa Vista e Pau Ferro.

"Travou-se, a princípio, discussão entre os exploradores sobre saber-se se o ouro era de corrida (trazida pelo rio) ou se, de fato, procedia de uma mina no próprio local em que o ouro era encontrado.

"Seja ou não procedente, a última opinião foi a que, afinal, veio a predominar.

Nota do Autor