tropa. A vegetação da região é subxerófila, com muitas plantas típicas da caatinga.
As minas da Serra do Vento foram descobertas, em fins de 1883, pelo Sr. Eduardo Dias de Moraes, natural de Jacobina e negociante na Bahia, o qual obteve concessão do governo imperial, pelo Decreto nº 9.224, de 31 de maio de 1884, para dentro do prazo de dois anos proceder a explorações e pesquisa de ouro e outros metais nos terrenos devolutos que existissem na comarca de Jacobina. Posteriormente, pelo Decreto nº 9.705, de 1887, lhe foi concedido o direito de lavra.
Organizada pelo Sr. Eduardo de Moraes, a Companhia Minas de Jacobina instalou-se em 19 de agosto de 1887. A primeira diretoria ficou sendo constituída pelos Srs. Eduardo Dias de Moraes, Carlos Martins Vianna e Augusto Westphalen.
O capital inicial da sociedade anônima era de 200:000$000. Deste total os estatutos destacavam a quantia de 49:700$000 para indenização das despesas feitas com a "compra das minas Serra do Vento, Córrego e Jabuticaba, e diversos terrenos no Sítio Itapicuru que, sendo propriedade particular e pertencentes a diversos possuidores, foi tudo comprado pelo sócio Eduardo Dias de Moraes para este fim, assim como a compra feita duma casa na cidade de Jacobina para escritório da empresa, ferramentas, arreios, máquina americana para experiência de minérios, pantômetro e instrumentos para medição de terrenos e levantamento de plantas, viagens de engenheiros ao Rio de Janeiro e à Europa, férias a trabalhadores empregados nas diversas e longas pesquisas e explorações, estudos, ordenados, viagens, comedorias e mais despesas inerentes, desde maio do ano de 1884, até hoje, o que tudo pago desta forma ficará pertencendo à dita sociedade".