As minas do Brasil e sua legislação

conto de réis era dado o prêmio de 25 ações no valor global de cinco contos de réis e mais duas moedas de ouro no valor nominal de 10$000, cunhadas na Casa da Moeda com o ouro do Açuruá.

Instalou-se logo a companhia no Gentio do Açuruá, fazendo construir ali casas e depósitos. Foram adquiridos os materiais necessários aos 40km da linha adutora que iria trazer a água dos riachos Fundo Manso, Fidalgo e Solta até o Gentio, e adquiridos os terrenos necessários à mineração e ao abastecimento d'água.

Enquanto não funcionavam as grandes instalações, cuidou-se de abrir catas e lavar os cascalhos pelo processo da bateia. Mas os lucros auferidos com o trabalho rudimentaríssimo dos faiscadores era desprezível diante da despesa das obras hidráulicas.

O resultado foi o esgotamento do capital e a falência da empresa.

Em 9 de maio de 1889 foram à praça, no Rio de Janeiro, todos os bens da companhia. A venda judicial englobava as concessões mineiras, avaliadas em nove contos de réis; uma enorme lista de casas e terrenos na Serra do Açuruá, avaliadas em cinco contos de réis; e finalmente 38km de encanamentos jorrando água, grande quantidade de tubos de reserva, registros, ventosas, instrumentos de engenharia, ferramentas, semoventes, etc., estimado tudo em 14:400$000, ou seja um valor total de 28:400$000. O maior lance foi de 20:400$000, oferecido pelo Dr. Caetano Augusto Rodrigues, que se apossou assim do acervo citado, conforme escritura de compra e venda passada a 12 de junho de 1889 no tabelionato pertencente hoje ao Major Victor Ribeiro de Faria.

Após a morte do Dr. Caetano Rodrigues, foi feita, em 1898, a partilha do espólio entre os herdeiros. No