com o serviço, a instrução. — Escolas mal acondicionadas, sem utensílios e sem limpeza, apesar das avultadas despesas feitas pela província. — No tocante ao ensino secundário encontrei-o, diz o presidente, a bem dizer desprezado. Assisti aos exames no Liceu: foram mui poucos esses, e em geral, desgraçados. Reparei que os alunos nem sequer prestavam o respeito devido aos professores: meia dúzia de rapazes quase todos vadios e ignorantes "ao tão bom como tão bom" — Reconheci, pelas informações exigidas, que o resultado do ensino nos últimos três anos foram "nem-um"; que algumas aulas não tinham tido alunos, noutras tinha havido pouca frequência, reduzidos afinal os alunos a três ou quatro. — Assim a despesa que se fazia era inútil e perfeitamente escusada. Suspendi o ensino de algumas disciplinas por ora inteiramente desestimadas; reduzi as cadeiras de seis a quatro; exonerei um dos professores que não era vitalício. — Ao mesmo tempo ordenei de modo diverso o ensino normal que até então não produzira o mínimo resultado. Entretanto as alterações feitas e as providências tomadas não são talvez suficientes para melhorar quanto é preciso as circunstâncias da instrução pública".
O diretor da instrução sugere no seu relatório ao presidente da província várias medidas: consolidação da legislação; criação de um conselho diretor; suspensão do serviço de fornecimento de papel, pena, livros aos meninos, fornecimento que tem sido fonte de escândalos; criação da classe de alunos-mestres ou de adjudantes, por meio de exames, para substituírem os professores em suas faltas; concurso obrigatório; incompatibilidade da função do professor com outro emprego retribuído; fechamento da escola pública no lugar em que houver escola particular com equipamento reconhecido, abonando uma gratificação ao professor. — Diz ainda o diretor que os compêndios em uso nas aulas não são os aprovados pela congregação, mas os comprados e distribuídos por ordem da presidência da província. — As escolas, excetuadas as da capital, acham-se estabelecidas em casas, (alguns lugares são palhoças) de