propriedade particular. Algumas escolas não estão providas por falta de professores idôneos. — Em alguns lugares, sugere o diretor, poder-se-iam estabelecer escolas muito elementares, exigindo-se menos habilitação dos mestres. — Lembra que se pode tentar o professorado ambulante, como existe na Suécia. Dever-se-ia exigir dos professores das escolas do interior o ensino dos princípios de agricultura, e se dessem os alunos da pequena cultura uma certa prática. — A obrigatoriedade da instrução está apenas no regulamento, denuncia o próprio diretor e os inspetores paroquiais não cumprem os deveres regulamentares. — Das 52 escolas criadas, apenas estão providas 46, com uma matrícula de 1430 alunos. A frequência mal chega a dois terços. — Diz o diretor que assistiu os exames das escolas da capital: regulares, mas só compreenderam a primeira parte do programa de ensino. — Há quatro escolas noturnas (três na capital) com 129 alunos. — As escolas particulares tem 57 alunos matriculados. — As aulas do Liceu tiveram apenas 47 estudantes e o seminário 18. — A Biblioteca pública do Liceu está em estado lamentável; consta mesmo que alguns livros desapareceram. O diretor orçou a despesa com a instrução em 82:440$000. A verba orçamentária acusa a mais cerca de 14 contos.— Uma lei (nº 366) de julho autoriza o governo a reformar o Liceu e a extinguir as escolas primárias de ambos os sexos de frequência inferior a 20 alunos.
1878. " ...Infelizmente entre nós a instrução está ainda bem longe de prestar os benefícios que a sociedade esperava e é completamente desanimador o seu estado pelo resultado que apresenta". — Sugere o presidente à legislatura o aumento de vencimentos proporcional ao número de alunos. — É urgente a reforma do ensino público. Encontram-se no relatório as seguintes cifras: 42 escolas primárias com 1364 matrículas; duas escolas particulares na capital; três noturnas, a expensas do município da capital, com 146 alunos. As matrículas do Seminário subiram a 56. — Em 1875 foram criadas as cadeiras de literatura, filosofia, álgebra e geometria. (Relatório do presidente Barão de Maracajú).