com o produto da respectiva contribuição local, e, quando esta for deficiente, mediante a provincial, ao serviço da instrução, para que não bastem os créditos que se votarem no orçamento, os quais não convirá que sejam reduzidos, pela consideração de se haverem criado novos subsídios, se não que sejam aumentados sempre que o permitirem as condições econômicas. Além daquela e outras verbas que, conforme resolver a Assembleia Legislativa, haja de figurar no referido fundo, poderá concorrer para formá-lo o valor de donativos e legados, o produto de multas, e as sobras que em cada exercício deixarem as rubricas do orçamento psovincial pelo menos as que se destinarem ao serviço da instrução. De acordo com as presentes indicações, as quais poderão ser modificadas, segundo as circunstâncias, o governo imperial espera do zelo de V. Ex.ª que quanto antes se dote essa província com a instituição do fundo escolar a fim de que, mediante boa aplicação dos recursos que assim se obtiverem, possam satisfazer-se as instantes necessidades a que me tenho referido". Assina, em 3 de novembro de 1882, a circular o ministro do Império Pedro Leão Veloso.
Em junho uma lei (nº 608) autorizava o governo a despender até 40 contos de réis para a construção do edifício da Biblioteca Pública provincial. — Outra lei (nº 629) autoriza a construção de um prédio para o Museu Botânico, segundo o plano e proposta do doutor João Barbosa Rodrigues e nomear desde logo o seu respectivo diretor. — As despesas com a instrução subiram a 172 contos.
1884. Em fevereiro o presidente Paranaguá dizia à Legislatura no dia de sua instalação: "Devido a reforma da instrução vai este serviço sofrendo resultados bem lisonjeiros e que fazem esperar venham mais tarde a corresponder o sacrifício que a província faz consagrando-lhe uma boa parte de suas rendas. Seja ele cuidado com amor e desvelo a que tem indisputável direito, que não muito longe virá o dia em que o grau e o derramamento da instrução na província se elevem a invejável altura. Di-lo bem alto, em prol das