pode tratar dele sem grandes informações, do muito que se pode dizer dos seus recôncavos, ilha, rios que se nele metem, fertilidade da terra e povoações que por ele acima têm feito os castelhanos que escaparam da armada que se nele perdeu há muitos anos, os quais se casaram com as índias da terra, de que nasceram grande multidão de mestiços que agora tem povoado muitos lugares, o qual Rio da Prata é povoado muitas léguas por ele acima dos tapuias atrás declarados.
CAPÍTULO LXXIV: Em que se declara a terra e costa da ponta do Rio da Prata da banda do sul até além da banda de São Matias.
A ponta do Rio da Prata que se diz de Santo Antônio, que está da banda do sul, demora em 36 graus e meio, defronte da qual são baixos uma légua ao mar. Da ponta de Santo Antônio ao Cabo Branco são 22 léguas e fica-lhe em meio uma enseada, que se diz de Santa Apolônia, a qual é cheia de baixos, e toda a costa de ponta a ponta uma e duas léguas ao mar são tudo baixos. Este Cabo Branco está em 37 graus e dois terços, e corre-se a costa nor-nordeste su-sudoeste. Do Cabo Branco ao Cabo das Correntes são 25 léguas, e fica entre um cabo e o outro a Angra das Areias, ao mar da qual sete ou oito léguas são tudo baixos. Este Cabo está em 39 graus, cuja costa se corre nor-nordeste su-sudoeste. Do Cabo das Correntes ao Cabo Aparcelado são 86 léguas, e corre-se a costa de ponta a ponta lés-nordeste oés-sudoeste, o qual Cabo Aparcelado está em 41 graus, cuja costa é cheia de baixos, e a partes os tem cinco e seis léguas ao