Tratado descritivo do Brasil em 1587

outro tanto. Está esta Sé muito necessitada de ornamentos, e os de que se serve estão mui danificados; e de maneira que, nas festas principas, se aproveita o cabido dos das confrarias, onde os pedem emprestados; de que S. Majestade não deve estar informado, que se o estivera, tivera já mandado prover esta necessidade, em que está o culto divino, pois manda receber os dízimos deste seu Estado, cuja cabeça está tão danificada, que convém acudir-lhe com remédio devido com muita presteza.



CAPÍTULO IX: Em que se declara como corre a cidade do Salvador da Sé por diante.



Passando além da Sé pelo mesmo rumo do norte, corre outra rua mui larga, também ocupada com lojas de mercadores, a qual vai dar consigo em um terreiro mui bem assentado e grande, aonde se representam as festas a cavalo, por ser maior que a praça, o qual está cercado em quadro de nobres casas. E ocupa este terreiro a parte da rua da banda do mar um suntuoso colégio dos padres da Companhia de Jesus, com uma formosa e alegre igreja, onde se serve o culto divino com mui ricos ornamentos, a qual os padres têm sempre mui limpa e cheirosa.

Tem este colégio grandes dormitórios e muito bem acabados, partes dos quais ficam sobre o mar com grande vista; cuja obra é de pedra e cal, com todas as escadas, portas e janelas de pedrarias, com varandas, e cubículos mui bem forrados, e por baixo lajeados com muita perfeição,