O negro brasileiro 1º v. - Etnologia religiosa

Gedanken — Selvagens e crianças — A mítica ameríndia e a mítica ioruba à luz do método analítico - 287

Cap. X
O ciclo da mãe: os mitos das águas - As deusas-mães e os motivos edipianos — O sincretismo das mães-d\'água — Os motivos maternos — As fantasias simbólicas das águas e o folclore universal — O mar e o motivo das sereias — Os elementos inconscientes do mito de Iemanjá — O complexo de Édipo — O motivo da punição e o sentimento de culpa — A mãe-d\'água e o amor tabu — Os contos populares da mãe-d\'água e o motivo da punição — O disfarce mítico e a fantasia da mãe fálica — Os monstros e demônios das águas: a punição do incesto - 305

Cap. XI
O ciclo do pai: os orixás fálicos - O monoteísmo primitivo e o esquecimento do deus-pai — O motivo do heroe — Xangô — O nascimento do herói — O disfarce do Édipo e reação ao traumatismo do nascimento — Os mitos de Xangô — A castração paterna — A conquista fálica — A punição e o motivo do sacrifício — A divinização do filho — Psicanálise do mito do herói — O renascimento do herói e as lutas fratricidas do matriarcado — A simbólica fálica — O simbolismo do fogo — Outros orixás fálicos — Deuses e demônios - 335

Cap. XII
O ciclo do totemismo - O pai primitivo e o \"grande antepassado\" — O animal protetor da tribo — O totemismo — O totem de clã — Totem e tabu — A identificação totêmica — A
imago paterna — O romance edipiano — As cerimônias do sacrifício e a volta do recalcado — O sentimento de culpa — Distribuição geográfica do totemismo — Povos totêmicos negros entrados no Brasil — O totemismo de procedência sudanesa — O totemismo banto — Sobrevivências