O negro brasileiro 1º v. - Etnologia religiosa

"Sudaneses" e "bantos" entrados no Brasil aqui se fundiram uns com os outros, constituindo uma população escrava que progressivamente se foi amalgamando aos demais contingentes da população brasileira — em cruzamentos biológicos e inter-influições de ordeira psicossociológica.

III

Numa conferência recente que pronunciei no Centro de Estudos Oswaldo Spengler(18) Nota do Autor apresentei as várias faces do problema da raça negra do Brasil, a exigir especialistas em ramos científicos diversos. É, antes de tudo, um problema "histórico": a questão do tráfico, as raças negras importadas, a história da escravatura etc. É um problema "antropogeográfico": as características antropológicas dos negros de vária procedência no país de origem, as suas características antropológicas no Brasil e variações em função de meio. É um problema "etnográfico": religiões, hábitos, tradições etc. no país original e seu cotejo no novo "habitat". É um problema "biológico": questões de heredologia racial; o problema da mestiçagem... É um problema "linguístico": a influência das línguas africanas no português. É um problema "sociológico": a influência do negro em geral na vida social brasileira. E outros...

Em cada um destes setores há, em verdade, estudos interessantes já realizados, mas dispersos, fragmentários,