Dicionário da terra e da gente do Brasil

Arrampadouro: encosta, ladeira, terreno declivoso. Rodolpho Garcia regista arrampado, no sentido de talude, declive, nas estradas de ferro. O primeiro é registado por Carlos Teschauer.

Arrancador: também arrancadouro, termo usado ao meu conhecimento na Bahia e Sergipe, e que denomina um sítio para pastoreio do gado, onde anteriormente se fez plantação de mandioca e legumes. Feita a colheita dos produtos e abandonada a roça pelo lavrador, aí crescem gramíneas e plantas rasteiras que constituem ótima forragem para os animais.

Arranchamento: registado por A. Taunay e Candido de Figueiredo como brasileirismo que designa reunião de ranchos, casebres, moradias no campo. Derivado de rancho, nomeia casebres rústicos feitos de barro e palha, com a feição primitiva dos aldeamentos de índios; também moradia de pobre no campo ou mesmo nos arredores das cidades e povoações (Callage e Luiz Carlos de Moraes).

Arrastador: também arrastadouro — termo do nordeste da Bahia e de outros Estados do Norte, que significa picada tosca que os sertanejos abrem através do mato para a condução de madeiras do âmago das florestas para as estradas comuns, ou atalhos para comunicação, com as roças feitas no interior das ditas florestas. Também designa trilhos estreitos nos matos que os vaqueiros atravessam em demanda dos pastios costumeiros do gado, que se cria na amplitude indeterminada dos logradouros das catingas. Neste sentido é sinônimo de vaquejador. Em Euclides da Cunha encontramos várias vezes este vocábulo quando nos dá a fragorosa descrição da vida do vaqueiro que passa "da rede preguiçosa e cômoda para o lombilho duro, que o arrebata, como um raio, pelos arrastadores estreitos em busca das malhadas", que nasce, vive e morre "perdido nos arrastadores e mocambos" e "restringe a atividade às corridas desabaladas pelos arrastadores". No nordeste da Bahia diz-se também arrasto, que aliás tem outra significação nas Lavras Diamantinas do mesmo Estado.

Arrasto: na região das Lavras Diamantinas (Bahia) assim chamam os garimpeiros a passagem estreita que comunica as partes amplas de uma mesma gruna. "A um canto começava o arrasto. Era estreito e comprido. Foi necessário abrir a bateia em duas bandas para depois gatear. Rompe você que é mais seco, disse Quirino; eu que sou mais grosso vou no fim para não entupir o arrasto" (Alberto Rabello Contos do Norte Pág. 51). No nordeste da Bahia, arrasto é o mesmo que arrastador (Vide esta palavra).

Arrolhador: termo da zona ervateira do Brasil, designativo do indivíduo que desfolha a erva-mate. Registou-o A. Taunay no Léxico de Lacunas.

Dicionário da terra e da gente do Brasil - Página 41 - Thumb Visualização
Formato
Texto