O serviço do Rio Pardo foi estabelecido aí pelo ano de 1807, e se compõe de duas tropas, uma colocada à beira de um regato que se chama Córrego Novo, a outra à beira de um regato vizinho denominado Rio Pardo. O primeiro se reúne ao segundo e este divide suas águas entre dois pequenos rios - o Cipó e o Paraúna (1) Nota do Autor que são afluentes do São Francisco. Parece que o Córrego Novo e o Rio Pardo produziram muitos diamantes e não há nenhuma dificuldade em extrair os que ainda existem nesses pequenos regatos porquanto o cascalho se acha logo à superfície de seus leitos. Demais, não é somente no leito desses dois regatos que se encontram diamantes; tira-se também cascalho nas encostas (grupiaras) que se estendem às suas margens. Aí o cascalho não tem mais de um palmo de espessura, e abaixo dele encontra-se um desses leitos de pedras duras que se denominam piçarras, como nas minas de ouro (2) Nota do Autor.
Parei no primeiro estabelecimento que encontrei - o de Córrego Novo. As duas tropas que compõem o conjunto do serviço haviam sido reunidas momentaneamente à de um serviço situado mais adiante; mas fui recebido por um feitor que uma doença havia impedido de se ausentar, e que me cumulou de gentilezas.
As casas da tropa de Córrego Novo, em número de 22, formam, por sua reunião uma pequena aldeia que se eleva em doce declive acima do regato. Elas são colocadas em torno de uma praça regular e quadrada. Todas são construídas de barro e cobertas de capim; são todas térreas e as cobertas, bem diferentes