Rodrigues Alves - Tomo 1

Apogeu e declínio do presidencialismo

chama "direito positivo do Estado"; cita Hobbes, Grocio, Rousseau e Kant para, finalizando, apresentar com veemência, na soberania da Polônia, esmagada pelo tacão russo, a prova viva da sobrevivência do direito contra a força.

O martírio da Polônia era assunto corrente entre os estudantes daquela geração. Castro Alves escreveu, na poesia "Deusa Incruenta", estes alexandrinos:

"Quando a Polônia casta, esta Lucrécia nova

Para fugir a um leito arroja-se a uma cova

E mata-se de nojo aos beijos de um czar..."

Machado de Assis (recordemos de passagem) também pagou seu tributo à moda do tempo e usou a mesma imagem da Polônia-mulher:

"Eras feliz demais, demais formosa;

A sanhuda cobiça dos tiranos

Veio enlutar teus venturosos dias..."

Castro Alves foi, além de colega, amigo íntimo de Rodrigues Alves, que, já velho, costumava recitar os versos de fogo do antigo companheiro, muitos dos quais ele o viu escrever, sentado a seu lado, durante as aulas, no punho engomado da camisa. Parece que o aplicado paulista supria as deficiências de conhecimento do baiano genial quando das tediosas sabatinas.

A segunda dissertação de Rodrigues Alves, cujo texto integral conhecemos, é da cadeira de prática. O assunto escolhido pelo Barão de Ramalho foi o da obrigatoriedade da proposição das ações em juízo. O trabalho do estudante parece provir de um advogado, tais os conhecimentos que denota. Rodrigues Alves expõe a complicada matéria com segura orientação teórica, mais que limitadamente forense. Examina os fundamentos do problema no direito romano e nas ordenações portuguesas (que então ainda se aplicavam no Brasil) e conclui mostrando os poucos casos excepcionais em que o indivíduo é forçado a comparecer em juízo como autor.

O estudo comprova que, apesar de sua intensa vocação política, o estudante conhecia a necessidade de ganhar a vida profissionalmente como advogado e preparava-se para isso.

Rodrigues Alves - Tomo 1 - Página 18 - Thumb Visualização
Formato
Texto