A instrução pública no estado de São Paulo - 2º vol.

ÍNDICE

Ensino primário (1893) - 1
O progresso de São Paulo e o pouco desenvolvimento da Instrução Pública - Ausência de escolas profissionais - Ensino primário racional e completo - Instrução integral - Necessidade de alterações no Reg. - Lacunas na inspeção - Reorganização das escolas complementares - Obrigatoriedade de matrícula no curso complementar para os normalistas - Direção das escolas complementares - Representação das municipalidades no Conselho Superior de Instrução Pública - Concurso para magistério público - Urgente necessidade de aparelhamento da escola-modelo - Necessidade de um prédio para atender ao pedido de matrículas - Grupos escolares com o programa da escola-modelo - Criação de escolas normais em diversos pontos do Estado - Prédios adequados - Oferecimentos ao Estado pelas municipalidades de terrenos e meios para o estabelecimento de escolas-modelo - Doação de prédios para escolas públicas - Programas de ensino nos grupos escolares - Inspetores de distrito - Estatística escolar - Regimento interno das escolas - Criação de uma segunda escola-modelo na Capital - Provimento de cadeiras - Deficiência de mestres - Escolas existentes - Desequilíbrio entre os distritos escolares.

Ensino primário - 12
Quanto à distribuição do ensino - Despesas com a instrução em cerca de oito anos - Sete por cento da receita do Estado dispendido com o ensino - Promissor resultado na matrícula escolar - Relevantes serviços dos inspetores literários - Exames finais - Auspiciosa animação do professorado - Necessidade do aumento do número de inspetores - Auxílio pecuniário às inspeções - Inspetores assinalados - Reunião pedagógica de inspetores na Capital para estudo das necessidades do ensino - Obrigatoriedade da instrução inútil sem o esforço do bom mestre - Má distribuição das escolas - Provimento de cadeiras - Falta de professores para as muitas cadeiras vagas - Licenças - Remoções e permutas - Grupos escolares e os métodos da escola-modelo - Necessidade de bons mestres e recursos materiais - Construção de prédios escolares - Escola-modelo Maria José - Benemerência do Dr. Fernando de Albuquerque - As adjuntas - Escolas noturnas - Necessidade de sua difusão - Ordenados dos professores - Relatório do diretor da instrução pública - Cooperação social no problema do ensino - Habilitação profissional integralizada - A fiscalização do ensino - Necessidade do aumento de distritos - Dificuldades para estatística escolar.

Ensino primário (1895) - 27
Os alunos provetos nas escolas complementares nomeados professores preliminares - Elevação do número de inspetores de distrito - Criação da terceira escola-modelo na Capital - Criação de 258 escolas preliminares.

Ensino primário (1896) - 28
Escolas preliminares providas e vagas - Insuficiência de professores normalistas - Escolas provisórias - Professores interinos