Ensino primário (1898) - 72
Da direção e inspeção - Do inspetor geral - Dos inspetores escolares - Da intervenção das câmaras municipais na instrução - Escolas preliminares - Escolas provisórias e seu provimento - Escolas intermédias - Adjuntos de escolas isoladas - Organização dos grupos escolares - Disposições penais - Disposições gerais - Criação de 218 escolas preliminares.
Ensino primário (1898) - 93
Relatório Melo Peixoto - Inspeção do ensino - Concurso das municipalidades na obra da educação - Estatística das escolas - Deficiência de professores profissionais - Grupos escolares - Escolas-modelo - Escola Prudente de Morais - Escola Maria José -Escola-modelo complementar de Itapetininga - Escola complementar de Piracicaba - Construção de prédios escolares.
Ensino primário (1899) - 103
Escolas isoladas - Escolas ambulantes - Cursos noturnos - Escolas mistas - Provimento das escolas isoladas - Grupos escolares - Escolas-modelo - Escolas complementares - Jardim de infância - Criação de 11 escolas preliminares.
Ensino primário (1900) - 109
Ausência de relatórios - Trecho de uma mensagem presidencial - Relatório do inspetor geral (Dr. Mario Bulcão) - Visitas às escolas -Má instalação material - Desaparelhamento pedagógico - Diminuição de matrículas - Ansência de dados para estatística escolar - Plano para reorganização do ensino primário - Escolas dirigidas por estrangeiros onde não se ensina a língua nacional.
Ensino normal (1893-1896) - 116
A escola é o mestre - Direção do Dr. Gabriel Prestes - Deficiência do aparelho de gabinete na Escola - Necessidade de escolas normais no interior do Estado - O método de ensino normal - Ensinar a ensinar - Trabalhos manuais no programa do curso normal - Frequência e aproveitamento do aluno-mestre - Inauguração do edifício da Escola Normal do Capital - Minguada matrícula de alunos do sexo masculino - Aproveitamento de alunos do curso complementar, com exame de pedagogia e frequência de um ano de escola-modelo, para professores preliminares - Aos bacharéis em Letras, nas mesmas condições, os mesmos direitos dos atuais professores complementares -Criação de uma Escola Normal em Itapetininga - Estatística de alunos normalistas - Relatório Gabriel Prestes - As despesas do ensino em relação de alunos - Necessidade de redução das despesas para tornar as escolas normais economicamente práticas - Remodelação do programa e redução de cadeiras - Duração de horas do trabalho do professor - Escola-Modelo - Ação de Miss Browne - Visitas de professores da Capital à escola-modelo - A segunda escola-modelo e a ação do professor Oscar Thompson - Justa compensação aos mestres da escolas-modelo - Inauguração do edifício da Escola Normal da Capital - Problemas de solução urgente - Melhora das escolas atuais - Formação de professores na proporção exigida - Criação de maior número de escolas - Grande parte do professorado atual sem recursos pedagógicos para inteira aplicação