A instrução pública no estado de São Paulo - 2º vol.

— Exame de habilitação dos candidatos às escolas provisórias - Vencimentos — Grupos escolares e sua difusão - Construção de prédios escolares — Deficiência de recursos — Métodos de ensino — O espírito dos professores e o esforço real dos inspetores literários — Excurções instrutivas - Conferências públicas nas escolas — Educação moral e cívica - Ginástica escolar - Manuais e roteiro para uso dos professores - Mobília escolar — Livros de leitura e literário — Aparelhos do ensino — Almoxarifado para o material escolar — Cinco escolas-modelo na Capital e uma em Itapetininga — Eficácia do ensino — Mapas de frequência de alunos e professores — Trabalhos da Escola "Caetano de Campos" na exposição realizada Escola Normal — Necessidade de escolas-modelo em bairros operarários - Brasil e Liberdade — Escola complementar modelo inaugurada na Escola Normal — Inspeção do ensino — Louvores aos inspetores literários — O recenseamento escolar melhorado — Congresso de ensino de inspetores literários na Capital — Relatório do professor Carlos Escobar sobre os esforços do serviço de inspeção - Teses estudadas - Teses a estudar no futuro Congresso - Cursos noturnos nas sedes dos municípios - Dificuldades de seu provimento — Escolas estrangeiras — Ausência do ensino da Língua nacional nestas — A liberdade no ensino e o estudo do fato referido — Aumento de distritos escolares — Criação de um jardim de infância — Supressão do cargo de diretor geral da instrução e da respectiva secretaria — Criação de 285 escolas — Supressão do Conselho superior e das inspetorias do distrito - Inspetoria geral de ensino - Inspetores escolares - Fiscalização exercida por delegados das municipalidades — Revisão do Código disciplinar - Classes mistas de ensino froebiliano nas escolas-modelo — Regimento interno das escolas complementares — Curso de quatro anos, gratuito e facultativo — Programa - Limite de matrículas — Sede das escolas complementares — Cursos profissionais anexos - Provimento do magistério das escolas complementares — Exames — Prática de ensino nas aulas da escola-modelo — Diploma de habilitação para o magistério — Criação e organização das escolas complementares — Obrigatoriedade do ensino da Língua nacional, de geografia e história do Brasil em todos os estabelecimentos de ensino dirigidos por professores de qualquer nacionalidade - As atividades da segunda escola-modelo — Sugestões do seu diretor — Criação de escolas especiais para crianças de inteligência retardada — Escolas correcionais — Escola-modelo Prudente de Morais — Matrículas e frequência — Escola-modelo "Maria José" — Escola-modelo de Itapetininga —

Ensino primário (1896-1897) - 46
Relatório do Dr. Dino Bueno — Direção geral do ensino — Instruções - Atribuições do Secretariado do Interior — Concursos para provimento das escolas — Atribuições do Conselho Superior - Inspetores escolares — Curso preliminar — Programas — Melhor distribuição das escolas — Melhor classificação das escolas — Provas de habilitação — Adjuntos — Cursos noturnos — Grupos escolares - Escolas-modelo — Resenha estatística — Escolas complementares - Auxílios e cooperações para construção de prédios escolares — Escola-modelo complementar anexa à Escola Prudente de Morais — Escola-modelo complementar à Escola de Itapetininga — Criação de uma escola complementar em Piracicaba — Criação de 148 escolas preliminares.