Alimentação sertaneja e do interior da amazônia: onomástica da alimentação rural

Essa educação pode ser dada, a partir da criança que transite numa estrada, mas precisa ser educação escoteira ou de excursionismo; nunca se ouviu dizer que uma turma de escoteiros ou dos clubes de excursionismo tenha causado depredações aqui ou ali, isso por ser disciplinada; consequentemente, a questão é de indisciplina.

Educação, disciplina, mentalidade cívica são imperativos de qualquer país organizado; a solução será atribuir oficialmente a arborização de estradas aos clubes agrícolas do escotismo, organizando-se para esse e outros trabalhos o escotismo rural e o sertanejo, trabalhos a realizar sempre sob orientação dos serviços oficiais competentes e com todos os auxílios técnicos e materiais, fornecidos por estes.

Quanto à inveja dos vizinhos, mencionada por Durval de Morais, no seu soneto, a questão administrativa consistirá primeiro em facilitar a todos o plantio de pomares; em geral, a tendência de cada sitiante é ter também o que o vizinho tenha, tendência a estimular; desde que todos tenham, não haverá inveja. E assim, cada causa inibitória deve ser removida, uma a uma; "questão de inteligência e não de violência".

14 — As Pequenas Industrias Caseiras, dos Sertanejos e dos Índios

Aí temos as importantes questões da economia doméstica a melhorar, a questião do "pé de meia" ou capacidade aquisitiva a ampliar.

Todos os esforços devem ser empregados nesse sentido, ao mesmo tempo que se vise a melhoria do trabalho e da produção, a higiene da habitação, a melhor alimentação, etc.

O método deve ser o de feiras e exposições periódicas, oficiais, de incentivo ao trabalho caseiro e proteção,

Alimentação sertaneja e do interior da amazônia: onomástica da alimentação rural - Página 204 - Thumb Visualização
Formato
Texto