açafrão (Crocus sativus, iridácea): condimento e matéria corante; vide, por exemplo "babá". Na Amazônia: açafroa (Curcuma tinctoria, zingiberácea) dá também matéria corante, culinária.
açaí, do Norte (Euterpe oleracea), de que se prepara o vinho de açaí; no sul; Euterpe edulis; no Maranhão; juçara; o palmito é comestível. Na Amazônia é muito usado o vinho (aliás, simples macerato), com açúcar e farinha d'água ou de tapioca (A. da Mata).
acalenta-menino: feijão saboroso que cozinha depressa e é usado na alimentação das crianças (Peq. Dic.); citado no Nordeste, por Gustavo Barroso — Terra do Sol, p. 61.
acará ou acarajé (Bahia): massa de feijão cozido, em forma de bala (Laud. Fr. Dicion.), frita em azeite de dendê. Seg. Sodré Viana, o acarajé é feito de feijão fradinho, descascado depois de inchado n'água fria; é usado, na Bahia, com molho próprio (molho de acarajé), feito de pimenta malagueta seca, camarões moídos, cebolas picadas, sal e azeite de dendê. É nome também de vários peixes de água doce, de que em Campos (Estado do Rio) é muito apreciado o "acará (de cangote) com arroz"; seg. A. Vasconcelos, designa cerca de 38 espécies e é nome genérico de peixes de escama.
acari, rapa-canoa (em Mato Grosso), chupa-pedras (em Alagoas) ou "limpa-aquário" entre os pequenos criadores de peixes: peixe cascudo, de água doce, delicioso. (Magalhães Correa — Primeiro Núcleo etc. e Terra Carioca p. 201). Nome geral dos peixes cascudos (A. Vasconcelos). Vide buraquara. Na Amazônia, há cardumes de acari, nos igarapés do baixo Purus. (Alfr. da Mata).
acelga ou celga: variedade "cicla' de Beta vulgaris (beterraba), hortaliça.
açorda: migas de pão, ensopadas em água a ferver, com azeite e alhos. (Peq. Dicion.); essa receita parece muito singela, pois Alberto Lamego Filho, (A Planície do Solar e da Senzala) fala em famosa "açorda do Colégio", antiga fazenda dos jesuitas, em Campos, Estado do Rio. Seg. Laudel. Freire: Sopa de pão, temperada com alho e azeite (ou vinagre) ou preparada com ovos, açúcar e manteiga; açorda-mona ou açorda-solteira (port.)-açorda que não leva peixe, ovos ou outro acompanhamento.