Quanto à batatinha ou batata inglesa tem um número enorme de variedades e constitui, segundo J. Decker, o "pão quotidiano" dos habitantes dos países frios, sendo de origem americana e tendo passado a ser cultivada na Europa, desde o século XVI.
Largamente cultivada no Brasil, a batatinha (Solanum tuberosum) tem similares em outras espécies silvestres do mesmo gênero, como sejam Solanum Commersonii, do sul do Uruguai, de terrenos baixos, alagadiços, e Solanum Maglia, do Chile, que, segundo J. Decker, se adapta melhor ao nosso clima.
Segundo F. C. Hochne (Pl. e Subst. Tox. e Medicin.), algumas variedades de batata-doce provocam muitos gases e outras são purgativas; e que a batatinha (Solanum tuberosum), quando grelada, tem junto dos brotos uma substância tóxica, solanina, que também surge em toda superfície da batata que adquire cor esverdeada, quando exposta ao sol, razão por que tanto a batata grelada, quanto a esverdeada são tóxicas.
batata-cebola ou batata-salsa: Segundo Chácaras e Quintais, de março de 1941, p. 324, é preciso ter em conta o valor alimentício da batata-salsa ou batata-cebola (Arracacha esculenta, umbelífera); é citado Por Vilmorin-Andrieux, em seu livro Les Plantes Potagères, sob as denominações de araracha e ápio (espanhol), com a informação de que as raízes são empregadas como legume na América, à maneira da batatinha. É também chamada "mandioquinha-salsa" ou sacharachasa. (Vide Chac. e Quint., set. 1939, p. 403).
"batata" é também nome vulgar de dois peixes marítimos (A. Vasconcelos).
batauá (vide patauá).
bati(?) — Vide J. Santa Rosa — "Gordura de bati" (Considerações para o estudo do problema da obtenção em bases industriais); publ. do Inst. Nac. de Tecnologia, 1939).
batiputá: arbusto de semente oleaginosa (Gomphia jabotiputa), cujo óleo é empregado pelos praieiros nordestinos em substituição ao de coco ou de oliveira, para frigir peixe e outros fins culinários; também chamado Jabotiputá (Seg. A. Vasconcelos — Vocabulário). Trata-se da ocnácea Gomphia parvifolia St. Hil.(Ochsa jabotiputta Vell.), no Rio de Janeiro.