baunilha (Vanilla aromatica e outras espécies, orquidáceas); fruto aromático, para doces; estimulante geral é excitante da função gástrica (Martin — Formul. Magist.); frequentemente substituído por essência (vanilina), natural ou artificial.
bebedeira: embriaguez.
bebidas alcoólicas: vide bordão de velho, cauim, catimpuera, e outras.
bebinea: nome de duas variedades de doces (Laud. Freire).
bechamel: purê de farinha de trigo, leite, gordura ou manteiga, a que se misturam ovos cozidos, peixe ou carne, camarões. Diz-se ovos a Bechamel. (Cozinheiro francês).
beguaba ou beguira: molusco marinho, também chamado beguava, peguaba e peguira (Donax rugosa), seg. Laud. Freire.
beicon (ingl.:bacon): toucinho defumado.
beijo de moça: rebuçado de ovos; beijos de sinhá: bolo.
beiju ou biju: massa de mandioca, assada em forno de fazer farinha, geralmente usada para tomar com café, suco de frutas, etc.; assim, por exemplo, chama-se "paiauará" o sumo de fruta com beiju. A. da Mata diz que os beijus, na Amazônia, são filhós de três espécies: o circular comum, o beiju membeca e o enrodilhado.
beiju-assú, b. guassú ou catimpuera: bolo de mandioca, com que se faz, por fermentação, a aguardente de mandioca ou tiquira; beiju grande.
beiju comum (na Amaz.): em discos, de tamanho variado (A. da Mata).
beiju de coco ou sarapó: beiju de mandioca e coco.
beiju-cica: bolo feito de goma de mandioca, seca e bem peneirada.
beiju-caruba: massa de beiju-cica, adicionada de castanha de caju ou de castanha do Maranhão (Bombax affinis).
beiju-curucana (Amaz.): beiju que juntam castanha de caju ralada (A. da Mata).
beiju enrodilhado (Amaz.): lâmina enrodilhada sobre si mesma e assaz saborosa (A. da Mata); é o tipo comum de beiju ou tapioca no Estado do Rio.
beiju-doce: vide malampança.
beiju-membeca: bolo brando e elástico de goma de mandioca, sem deixar endurecer ao fogo. Beiju circular, com o aspecto de "bolo podre", muito comum na Amazônia, feito