sioba — vide cioba.
siri: crustáceo marinho, de que se consome a carne cozida, geralmente condimentada com pimenta-malagueta e misturada com massa de farinha de trigo, fazendo-se então o chamado "siri recheado", que vai ao forno para tostar.
siricaia: leite, açúcar e ovos.
siriri: vide sururu.
soda (no comércio, farmácia): entra na composição do "bolo de estouro" e no, "bolo paraibano", do Nordeste, seg. Gilberto Freire, 1. c.
soja (Glycine hispida ou Soja hispida, leguminosa cultivada no Brasil): grãos alimentícios oleaginosos, de grande consumo na Mandchuria; por expressão, dão leite (óleo) que substitui o de vaca; a cultura está sendo recomendada por H. Lobbe, do Ministério da Agricultura, em Chácaras e Quintais. Sob a denominação de "soja silvestre"? (Em dúvida), Chácaras e Quintais, de abril 1940, registra a informação de um seu consulente, de que, no interior do município de Lages (Santa Catarina), os caboclos, na épocas em que ficam sem feijão, recorrem ao feijão rústico das capoeiras ou "marumbeava", ainda não identificado; e pergunta se não se trata de soja silvestre, o que fica a verificar. Vide marumbeva.
sonho: doce de farinha de trigo, em massa fofa, para comer com açúcar ou calda; há também sonho de milho verde (Seg. Almanaque do Correio da Manhã, 1939, p. 343). Vide também beilhó e filhó.
sopa: caldo de carne, ou de cereais, ou de legumes (sopa juliana), ou de camarões, tendo o nome de "consomê" quando constituída apenas de caldo de carne e gemas de ovos inteiras, lançadas cruas na sopa, no momento de servir.
Há também sopas muito complexas, de caldo de osso, levando ainda gordura e vários temperos, além de sal; e numerosas variedades, assim sopa de aveia, pão, ervilha, feijão (branco ou preto), de legumes (juliana, de legumes frescos ou secos). As sopas podem ser também feitas sem carne, sem osso e sem gordura. Sopa mineira, segundo informação fidedigna, é nome que tem no Vale do Itapimirim, no Estado do Espírito Santo, o purê de abóbora cozida, adicionado de leite frio ou quente, (é mais usado o frio), açúcar, sal e canela.