Alimentação sertaneja e do interior da amazônia: onomástica da alimentação rural

sorvete: água doce congelada, de caldo de frutas, açúcar e água; ou de leite, creme (de ovos batidos), chocolate, etc.

No Nordeste, segundo Gilberto Freire, os sorvetes de frutas, mais comuns, são os de abacaxi (que distinguem do de ananás), de caju, graviola ou coração-de-índio, jaca, mangaba e pitanga; e fazem também sorvetes de canela, água e açúcar.

sorva (Amaz): duas espécies de apocináceas do gen. Couma e de sapotáceas do gen. Chrysophyllum; frutos comestíveis (A. da Mata); vide ajará.

sotê (na fonética; fr. sauté): cozinhado na manteiga, a fogo vivo, seg. Maria Teresa); ou na gordura, ou no azeite; assim batatas sotê.

sovaco: prancha de madeira, de pequeno tamanho, fixado a um esteio e sobre a qual expremem cana de açúcar, com um pau fixado a um buraco do esteio.

subiu e desceu: na Bahia, aferventado de charque, quiabos e jiló, para comer com pirão feito do caldo e molho de nagô (Sodré Viana).

suaçuapará (Amaz.): veado campeiro (A. da Mata).

suco ou sumo de frutas: fresco ou conservado, usa-se em laranjadas, cajuadas, limonadas, sorvetes, etc.; a conservação é, porém, difícil e precária. (Chac. e Quint., julho 1941, p. 92). Vide paiauaru.

sucuri, sucuriju ou sucuriú: grande cobra de rios e alagados do Norte, na região amazônica, em geral, cuja carne é considerada a melhor caça e muito estimada pelos índios canelas, do Maranhão, que frequentemente a caçam nos banhados. (Seg. Frois Abreu — Na Terra das Palmeiras). O nome sucuri é dado também a cação, no Norte, seg. o Peq. Dicion.; vide também A. Vasconcelos — Vocabulário de Ictiologia e Pesca.

suflê (soufflé, fr.): clara de ovo, batida em neve. (H. Santos 1. c.).

suindara: termo citado por Laudelino Freire, em seu Dicionário, a propósito de cambira (tainha seca, salgada).

sumo ou suco de fruta: vide suco.

surubi ou surubim: peixe de rios do Norte, frequente no rio São Francisco; também da Amazônia, Goiás e Mato Grosso (A. da Mata).

Na Amazônia, várias espécies; o surubim pirambucu ou piracamburu e de carne apreciada; usam-na muito, irigada em banha de peixe-boi, depois em molho condimentado

Alimentação sertaneja e do interior da amazônia: onomástica da alimentação rural - Página 331 - Thumb Visualização
Formato
Texto