Alimentação sertaneja e do interior da amazônia: onomástica da alimentação rural

no de cação maior teor vitamínico que o de bacalhau; vide cação.

tucumã (ou tucuman): palmácea amazônica (Astrocarium tucuma), de cujo coco preparam no Pará o "caldo de tucumã" que usam com farinha d'água (Chac. e Quint., maio 1941, p. 623).

tucunaré: peixe dos rios amazônicos; bom pescado (A. da Mata).

tucupi (Amazônia): tempero e molho feito de manipuera e pimenta; designa sumo de mandioca, que passa no tipiti (A. da Mata). A comida em que usa o tucupi, chama-se tucupi-poca. Vide também caiçuma. Seg. Alfredo Pereira, em Chac. e Quint., maio 1941, p. 623, no Pará tucupi é a água de decantação da massa de mandioca; depois de bem cozinhada temperada com sal, alho, pimenta e jambu, juntam peixes miúdos e camarões, o cobrem com goma de mandioca. É excelente molho para a carne, a caça e o pescado. O "tucupi apimentado" é o que tem muita pimenta; tucupi-pixuna, quando reduzido o volume à metade, ao fogo, o que o torna condimento excelente e muito apreciado; tucupipora é nome de quem se alimenta de tucupi, durante algum tempo (A. da Mata).

tucarí ou nhá — vide castanha-do-Pará.

tumbansa (no Norte): suco fresco de caju, com farinha de castanha-de-caju, seg. Chac. e Quint., março 1941, p. 325.

tururuva: casa de cupim, seca e de que o caipira tira blocos para seu fogão.

tutano: medula de ossos longos.

tutu: pirão feito de feijão cozido e farinha de mandioca, o qual se leva ao fogo para cozinhar a farinha e adquirir consistência. O tutu com roupa-velha (carne seca ou fresca, cozida ou assada e desfiada), é prato caseiro, estimado no Estado do Rio e faz parte do número dos pratos em que se aproveita comida da véspera, como é também o tutu (feito com feijão cozido de véspera); vide também "ungui".

uacú (Amaz.): Monopteryx uacu, leguminosa, sementes oleaginosas, óleo comestível (A. da Mata) .

uapé (Amaz.): Victoria regia, ninfeácea; batata feculenta, comestível depois de passada ao fogo, estimada pelos índios; é também chamada abati-uapé e uapé-jaçana. Vide milho d'água.

uapé, uapé-açu, uapé-iapuna — vide milho d'água.

Alimentação sertaneja e do interior da amazônia: onomástica da alimentação rural - Página 338 - Thumb Visualização
Formato
Texto