Alimentação sertaneja e do interior da amazônia: onomástica da alimentação rural

uaraná: guaraná.

uauaçu: babaçu.

rica (da gíria, no Estado do Rio): cachaça.

uçá ou auçá: vide auçá. Uçá e uçaúna são nomes de pequenino caranguejo da Amazônia (A. da Mata).

uchi (ou uxi): fruta do Norte, frequentemente cultivada nos pomares amazônicos (Sacoglottis uchi, linácea-humirióidea (ou humiriáceas, segundo os autores).

umari (Amaz.): Poraqueiba sericea e P. paraensis, icacináceas; frutos comestíveis, mas enjoativos (A. da Mata).

umarirana (Amaz.): Couepia subcordata, rosácea; fruto comestível (A. da Mata).

umbu ou imbu (do Nordeste): frutos comestíveis de umbuzeiro (Spondias tuberosa, anacardiácea), de que se preparam a "umbuzada" (da polpa do fruto bem maduro, misturada com leite fervido e adoçado, seg. Pimentel Gomes, em Chac. e Quint., dez. 1940, p. 701) e doces. Doce de umbu, no Nordeste, seg. Gilberto Freire; massa de umbus cozidos (maduros ou inchados) a que se juntam açúcar; serve para enlatar.

O umbuzeiro fornece também tubérculos comestíveis (raízes tuberosas), de que no Nordeste fazem "cocada de batata de umbu", com açúcar, coco moído, batata de umbú e mel de açúcar. (Seg. Gilberto Freire).

Nota: No Rio Grande do Sul, chamam imbu, ceboleiro ou bela sombra a uma árvore muito diferente (Phytolaccadioica), sem as utilidades do imbuzeiro do Nordeste (Spondias tuberosa). O nome "ceboleiro", da fitolacácea citada, decorre do forte cheiro de cebbla que exalam os ramos cortados e que, segundo Hochne (Pl. e Subst. Tox. e Medicin.), são utilizados pelos criadores gaúchos, contra a febre aftosa, fazendo o gado pisar as folhas dos galhos cortados, de ceboleiro. Arthur Neiva (Est. da Língua Nacional, p. 78) indica umbu do sul e diz umbu ou imbu do Norte.

unguí: tutu, comido com farinha de mandioca ou de milho.

unto (da gíria): banha de porco, quando usada pelos pretos e caboclos em geral para "untar" os cabelos e outros fios.

uricuri ou ouricuri: coco comestível, de palmácea; no Nordeste "ouricuris saborosos" (Euclides da Cunha — Os Sertões, p. 337).

uruá (Ampularia sp.): molusco de água doce, comestível, usado pelos caboclos dos Estados do Norte e do Centro,

Alimentação sertaneja e do interior da amazônia: onomástica da alimentação rural - Página 339 - Thumb Visualização
Formato
Texto