É preciso ter muita cautela no socamento do minério — que se compõe, no caso, de quartzo e carvoeira com muita arsenopirita — a fim de que não se obstruam os crivos, ou passe minério mal pulverizado. Para evitar esse inconveniente, coloca-se em cada cocho um cincerro, que tilinta, assim que a mão do pilão bate diretamente no fundo do cocho. Logo que isto se dá deve ser lançada uma nova carga de minério. Assim, o negro não se esquece de seus deveres, nem sobrecarrega em demasia o engenho.
Logo que se obtém quantidade suficiente de taillings, estes voltam de novo ao aparelho de trituração, depois de terem sido apurados na bateias, no recinto fechado a que já me referi. Compõem-se, sobretudo, de quartzo, arsenopirita, alguma pinta marcial, hematita e turmalina.
O aparelho de trituração é acionado por uma pequena roda hidráulica, com admissão acima do eixo. A laje inferior do aparelho tem quatro palmos e meio de diâmetro por três de espessura, de quartzo muito compacto. A superior tem três palmos de diâmetro por nove polegadas de espessura.
A primeira laje é munida de um caixilho saliente, de um palmo de altura, em cujo lado menor, na extremidade inferior, se faz uma abertura de um palmo de largura, por onde se pode raspar o material até o fundo, recolhendo-se o mesmo aos passadores(228). Nota do Tradutor
As rodas de engrenagem foram dispostas de tal modo que, enquanto a roda hidráulica faz um giro completo, a laje executa três movimentos de vai e vem. No meu modo de pensar, julgo que a pulverização seria mais completa se este movimento não fosse tão rápido.