Do aparelho de pulverização, o material é conduzido diretamente a uma pequena mesa dormente, coberta de ouro ou de baeta. Antes, porém, junta-se-lhe mais água, o necessário para impedir a concentração do esmeril nas baetas da mesa.
Estas são lavadas de tempo em tempo, recolhendo-se o concentrado acumulado nos depósitos. E, como é constituído quase só de arsenopirita, era minha intenção submetê-lo a um, processo de ustulação.
Minha partida do Brasil impediu-me, porém, de realizar esse projeto, e não sei as instruções que deixei a respeito foram observadas posteriormente.
Logo que aumentasse a produção do engenho, esperava construir uma segunda bateria de pilões, utilizando a água que alimentava o engenho já instalado. Desejava, do mesmo modo, aumentar o número dos aparelhos de pulverização.
Infelizmente, soube que o considerável lucro que a instalação começou a produzir logo após a minha partida e continua ainda a produzir, ao invés de ser empregado nesses melhoramentos, tem sido integralmente distribuído entre os acionistas. É de presumir, pois, que, mais cedo ou mais tarde, quando diminuir a produção, a instalação paralisará por falta de meios.
Com efeito, nem sequer a grande galeria que mandei abrir foi prolongada, de modo que, ou se farão grandes despesas com o esgotamento da água, ou a mina ficará inundada.