O Brasil

consciências, enleando-as, fundindo-as, dando-lhes o feitio comum, característico. Imagine-se alguém — militar,marinheiro, sacerdote, comerciante, juiz, burocrata — e que faça a vida em atitudes e ideias divergentes da generalidade da sua classe: tornar-se-á incompatível com a própria função adotada; será suplantado, ou aniquilado pelos companheiros cuja fortuna depende disto mesmo a que se chama ESPÍRITO DE CLASSE, e que é a expressão da respectiva tradição. Em verdade, toda classe é um meio humano, especial, cuja estrutura viva se impõe na fórmula intransigente "assimila-me ou elimino-te!". Quando se trate de indivíduos criados e feitos no influxo da classe, a assimilação é de sempre; quando ele venha de meio ou classe diferente, o próprio movimento de atração para essa outra classe traduz a sua íntima afinidade com o espírito a que se incorporou. Pode ser que a pessoa dantes se inspirasse de princípios políticos e sociais bem diferentes dos dominantes na nova classe, ou, mesmo, radicalmente opostos. Desde que venceu as diferenças morais e mentais, desde que entrou para o novo meio, e o aceitou qual ele é, seguem-se as coisas como se o indivíduo houvesse pactuado formalmente com o regimen e as atitudes da classe adotado.. E, na generalidade dessas adoções, bem há diferenças a vencer. Em todos os grupos humanos se encontram dessas criaturas sem estrutura moral íntima, como sem princípios estáveis nem convicções. Necessidade de fazer a vida, ambições neutras, atiram tais indivíduos para as funções e as classes que parecem oferecer-lhes uma carreira pronta e uma boa situação; e, aí, ei-los tanto mais explícitos e formais nos conceitos e nas formas da classe quanto são vazios de convicções e de princípios próprios. Nem poderia ser de outra forma, porque a ação de cada um,