A instrução e as províncias - Vol. III

NOTAS

PLANO DE EDUCAÇÃO OU ENSINO PÚBLICO NACIONAL


"...Um plano geral de instrução, que abranja todas as classes da sociedade, outro restrito à classe média da mesma sociedade, e outro peculiar tão somente àquela classe que se dedica às profissões científicas, sendo adotado em cada um destes planos o método fácil e o mais econômico, é o desideratum dos verdadeiros filantropos, e que todavia ainda não vêm à luz em perfeição, apesar dos seus filosóficos trabalhos. Bentham desenvolveu as suas ideias a este respeito com a sua costumada sagacidade e demonstrou que o sistema de Lencaster podia estender-se ao ensino dos princípios elementares de todas as ciências, e que não devia só restringir-se a aprender a ler, escrever e contar. Da praticabilidade do método ninguém duvida; mas não há cabedal suficiente para o fazer extensivo a todas as classes da comunidade; isto é que torna difícil a sua verificação até o ponto, que Bentham deseja...

Na 1ª escola de ensino público nacional se deve ensinar a ler, escrever e contar, os elementos da língua materna até às linguagens, a doutrina cristã e a cartilha universal. Esta escola será dividida em classes, pelas quais serão distribuídos os alunos segundo as suas idades e os seus graus de proficiência; e nestas classes se adotará o ensino mútuo de Lencaster, que essencialmente não é outra cousa mais do que o método dos decuriões das escolas jesuíticas mais aperfeiçoado...

Na 2ª escola a que se pode dar o nome de escola média é este sistema tão praticável assim como na primeira. A escola média é para a classe média da sociedade; isto é para aquela, que deve dar alunos ao comércio e a todas as artes úteis. Uma educação conveniente a esta porção da sociedade é da maior importância, e traz consigo os mais sérios e mais importantes resultados. É nesta classe que reside toda a força da comunidade; nela se contém a maior porção de indústria; nela se encontra o gênio que inventa e a mão que executa; o empreendedor que projeta e o agente que realiza. Os lavradores, os negociantes, os fabricantes, os artistas; os que descobrem novos processos e os