A instrução e as províncias - Vol. III

à educação da mocidade cousa nenhuma é mais irregular, e digno de lástima do que dispender as três quartas partes do precioso tempo da adolescência em arranhar um miserável grego e um latim bárbaro e isto para indivíduos, cujas ocupações não têm a mais pequena relação com semelhante espécie de sabença, maiormente porque no cabo é sempre tão imperfeito o seu estudo, que não lhe dá prazer de continuarem depois na cultura destas línguas, e no lapso de alguns anos de todo lhe esquecem. Por estas razões é que no meu plano dou o grego e o latim como matéria de ensino tão somente nos anos que os alunos devem gastar na escola superior.

Enquanto as primeiras escolas apenas se poderá escusar em cada freguesia uma; mas enquanto às segundas e terceiras bastará que em cada cidade e em cada vila notável haja a sua.

...Que seja qual for o estabelecimento de ensino público nacional, que se adote no Brasil; ou seja o de universidade ou seja o de colégio ou seja o de escolas, a primeira providência, a pedra angular destes edifícios, deve ser o de se adotar o espírito progressivo na cultura das ciências, fazendo que caminhem passo a passo com os progressos gerais do espírito humano, e extirpando aquela resistência aos progressos intelectuais, e aquela obstinada afeição pelos sistemas antigos, em que tanto se distinguem todas as universidades, geralmente falando... As universidades mostram sempre a maior aversão por inovações; porque os catedráticos, havendo obtido os cômodos na vida, gostam de passar o seu tempo no ócio monacal, e não se querem matar com as novas descobertas, e com os sistemas novos; as práticas antigas, e as rotinas são cousas mais fáceis e comezinhas do que os sistemas modernos. Esta aversão por toda casta de melhoramentos, e esta contradição obstinada ao espírito progressivo da perfectibilidade humana é nas universidades manha antiga, a qual nasce, como diz Wolfio, do cômodo dos mestres e da mandranice dos discípulos.

Tudo que diz respeito ao ensino da lógica e da retórica (juntamente com cujas disciplinas se deve continuar o estudo dos clássicos latinos e gregos) tudo o que diz respeito à teologia, à jurisprudência, á medicina, e às ciências naturais é matéria mais ampla, o que, não entrando no âmbito dessa carta, fica reservada para outra ocasião.

O plano de educação intelectual elementar que fica exposto é, no meu parecer, um plano simples e em tudo exequível. A despesa não deve considerar-se como obstáculo. Para cousa nenhuma contribuirá o público do melhor grado, se vir bem distintamente que o seu dinheiro é aplicado a um fim tão útil. Portanto, melhor é dizer claramente que o objeto de um governo