Cartas do Solitário

escritos, que se dirigiam ao inspetor para obter despachos dependentes afinal dos chefes de seção. Atenda-se, por outro lado, que a estes chefes fica de agora avante pertencendo resolver uma série de pretenSões miúdas ou de mero expediente, que dantes se vinham liquidar perante o inspetor. E, ao contrário da quase totalidade dos ministros e altos funcionários deste grande império, o sr. inspetor solicita, em outra portaria, o concurso das luzes e da experiência de seus subordinados para o exame e reforma dos embaraços e dos vícios restantes. O sr. inspetor compreende que, nos exércitos asiáticos, em que o rei ou o general em chefe é tudo, não há mais valor nos soldados, mais ordem na peleja, mais confiança no triunfo. Nada é mais absurdo, com efeito, nada entorpece mais o progresso de um povo, nada compromete a sua dignidade e deprava mais o seu caráter, do que essa pretensiosa arrogância com que o sistema centralizador fere de impotência os inferiores, isto é, o país, para só reconhecer sabedoria e perspicácia em alguns indivíduos elevados aos empregos supremos.

Eis aí o ponto de vista moral porque deve ser encarada essa reforma. Não vá ela ser por isso mesmo condenada perante o respeitabilíssimo tribunal de nossas eminências administrativas!

Seja como for, aquela é uma semente e deve frutificar.

(1862, janeiro.)



Organização central do Ministério da Marinha.



Eu descubro, sr. presidente (dizia o autor na sessão de 17 de agosto do 1861, da Câmara temporária), na administração da Marinha os mesmos vícios e defeitos que militam em toda a administração do Império.

Avulta em primeiro lugar a rotina no jogo do expediente. Qualquer negócio o mais comum é informado, e informado por quem tem competência e por quem a não tem, de maneira que antes do despacho do ministro tem percorrido uma extensa carreira. A consequência próxima disso é o excesso de correspondência, de papel, e portanto a falta de pessoal.

O nobre ex-ministro da Marinha teve um pensamento que eu acho necessário desenvolver, e espero que o faça o atual sr. ministro, no interesse da rapidez de comunicações entre os diversos

Cartas do Solitário - Página 444 - Thumb Visualização
Formato
Texto