As culturas negras no Novo Mundo. O negro brasileiro - III

da superioridade ou inferioridade de raças, que constituem um lugar comum de todo o estudante de antropologia...

Um certo número de obstáculos vem prejudicando, porém, o estudo científico do Negro, entre nós. E é preciso, com toda a franqueza, fazer-se imediatamente a análise destas dificuldades, objeções, erros de método... que podem comprometer a avaliação científica dos termos do problema. Podemos resumir em três itens gerais esses obstáculos.

1)A exploração política do Negro. Foi esta uma acusação repetida que sofreu o I Congresso Afro-brasileiro. Ainda recentemente, em Recife, fui entrevistado por um jornal, neste sentido. Nada lhe pude informar, porque não tomei parte ativa na organização dos Congressos Afro-brasileiros. Apenas, através da leitura de alguns dos trabalhos publicados, acredito que há alguma razão nos que formulam aquela objeção. Num estudo científico do problema, é preciso fugir, evidentemente, a este aspecto, que Edison Carneiro chamou certa vez, a exploração do Negro. Exploração política em todas as direções. Exploração eleitoral democrática. Exploração de direita. Exploração de esquerda. São perigos para os quais os grandes líderes negros norte-americanos têm chamado a atenção, recentemente(3) Nota do Autor. E esta exploração é ainda uma vez, obra dos brancos, que a convertem em pura demagogia.

É claro que a obra científica não tem nada a ver com isto. O Negro, nesta última, deve ser estudado com critério objetivo, como material humano de pesquisa. O