As culturas negras no Novo Mundo. O negro brasileiro - III

relevante significado: a) a separação dos indivíduos dos seus grupos de cultura e b) os contatos de raça e de cultura, com a miscegenação, na ordem biológica, e a aculturação na ordem cultural.

De modo que a escravidão interveio, da mesma maneira que as migrações secundárias, as fugas dos negros em massa (Guiana, quilombos brasileiros,marrons das Antilhas e Venezuela), etc., como condição para os dois fenômenos referidos de separação ou não dos indivíduos de seu grupo de cultura, e de contato ou não de raças e de culturas.

Já discutimos o primeiro desses fatores, em ação nos Estados Unidos. A não conservação das culturas negras na grande democracia norte-americana reconhece como causa principal a separação dos indivíduos dos seus grupos de cultura. As migrações de tipos negros diversos, diluídos em culturas diferentes, apagou, em duas gerações, ou pouco mais, os traços culturais, que em outras partes do Novo Mundo puderam ser conservados (vide cap. V).

Examinemos os contatos de raças e de culturas. Quando dois povos entram em contato há sempre miscegenação. Parece não haver exceção histórica a esse respeito.(4) Nota do Autor Duas hipóteses podem ocorrer. Ou os povos chegados em contato são amigos, não há entre eles antagonismos fundamentais de raça e de cultura, e neste caso o inter-casamento é a regra, ou há antagonismos irreconciliáveis, e aí entram em ação vários preconceitos, o primeiro dos quais e a linha de cor (color line).