Descontado o exagero inicial deste movimento de rebeldia que explodiu contra as concepções abstratas dos patologistas de gabinete, a ciência moderna reajustou os valores reais da prática e da teoria na exploração científica.
Foram principalmente os estudos modernos de Fisiologia e do grupo de conhecimentos correlatos como a Físico-química, a Física Biológica e a Química Biológica que reaproximaram a Medicina prática da verdadeira ciência. O período atual da Medicina tem que ser logicamente chamado período fisiológico. Dos tempos abstratos dos miasmas (período empírico), dos tempos relativamente recentes em que o micróbio era tudo (exagero microbiológico), aos tempos atuais em que se estuda o organismo antes de pesquisar a doença (escola fisiológica constitucionalista), há uma diferença tão grande quanto do aeroplano ao carro de boi. Tudo isto, apenas resultado evidente do desenvolvimento extraordinário que alcançou no homem o reflexo de investigação, base do método científico que permite analisar o mundo que nos rodeia (Pavlov).
* * *
Este trabalho visa sistematizar, dentro das possibilidades máximas de síntese, as noções básicas que a Fisiologia atual fornece para compreensão do problema alimentar. O conhecimento