Através da Bahia – excertos da obra Reise in Brasilien

sociedade, enganar-se-ia muito aquele que esperasse da parte branca da população, das classes mais elevadas, mesmo, uma igualdade de educação e de ideias.

A educação e os costumes são os de Portugal, alterados, porém, de diversas maneiras, pela influência da literatura francesa ou inglesa ou pela experiência da vida e pelo conhecimento ou desconhecimento da Europa.

De como atua sobre o desenvolvimento dos brasileiros uma estada na Europa, pode o europeu convencer-se em muitas ocasiões agradáveis. Reina, porém, entre os ricos fazendeiros e comerciantes da Bahia, certa prevenção de mandarem os filhos para Portugal, por se arrecearem que ali contraiam más companhias ou casamentos desfavoráveis.



Partidos políticos

Mais diferente ainda do que a educação dos brancos é a sua opinião política. Neste particular, se distingue a população da Bahia e Pernambuco, mais rigorosamente, do que a de qualquer outra província do Brasil, em dois partidos, cujos atritos nestes últimos anos, infelizmente, já deram lugar a alguns movimentos notórios: um mostra, a par de educação mais fina e mais sólidos conhecimentos, ligação maior a Portugal e à conservação das leis e formalidades existentes; o outro, muitas vezes falho dos conhecimentos mais necessários, sem a experiência da vida e adepto de errôneas doutrinas das chamadas obras liberais, esquece os grandes méritos de Portugal e do atual governo, e inclina-se a uma estima exagerada do atual estado de desenvolvimento de certas províncias, que deseja de boamente considerar, apenas como Estados federados. Esta parte da população