Através da Bahia – excertos da obra Reise in Brasilien

dava-lhe também a preeminência, a hegemonia política entre as diversas partes do país. Os filhos da Bahia, notáveis pelo seu saber e ilustração, influíam nos conselhos da monarquia e a nossa cidade chegou a disputar ao Rio de Janeiro a volta da sede do Governo para o seu regaço.

Von Martius nos descreve a cidade desse tempo: os seus costumes e riquezas, os seus homens de prestígio social e de saber. Nota, com real admiração, a cultura literária de indivíduos exímios na latinidade; a distinção de maneira da gente da classe alta; o apuro no trajar de certos fidalgos; os meios de transporte por cadeirinhas de arruar, algumas de certo gosto e luxo, conduzidas por escravos pitorescamente trajados. Nota, com recato, os descuidos do asseio público e as deficiências de comodidades no aparelhamento sanitário doméstico.

O aspecto da baía, nas primeiras horas da manhã, quando de todos os recantos dela despontam no horizonte longínquo, as velas brancas dos barcos do Recôncavo, que demandam o porto e investem como uma imensa frota que se avizinha para o assalto, lhe arranca expressões de verdadeiro poeta, embevecido ante a beleza do espetáculo. Von Martius descreve com verdadeiro sentimento esse quadro da nossa formosa baía, pondo, como que a propósito, em destaque, tudo o que entre nós é belo e digno e concorre para nos distinguir.

Não é um escritor atreito a lisonjas, mas um observador em quem o saber aguça a simpatia.

Lê-se com satisfação não menor a descrição da sua viagem a Ilhéus, das suas excursões através da mata