Altitude
O terreno apresentava a mesma característica, que daí em diante, observamos em toda a viagem pelo sertão. A planície, que se eleva de 600 a 700 pés acima do nivel do mar, declina, formando baixas pouco profundas, nas quais, durante o inverno, se junta água salgada, de que nem mesmo o gado se utiliza.
Noutros lugares se veem em diversas direções, séries de oiteiros, cujas encostas se elevam suavemente.
Geologia
A única formação que encontramos foi gneiss granítico ou granito granulado, as mais das vezes de cor avermelhada ou amarelada, tendo alguns cor escura e outros branca. Esta rocha aflora em grande extensão, ou está coberta por uma camada delgada, composta de barro avermelhado, que parece provir de sua decomposição.
Em redor se encontram esparsos fragmentos de granito e areia fina granitosa. Humo verdadeiro só se encontra em algumas baixas, às vezes misturado com barro fino e pegajoso, geralmente de cor preta, que se chama massapé. Nosso excelente amigo, Sr. da Camara, externou a hipótese de ser o massapé o resíduo de uma formação trapética desagregada. Para verificar o fundamento desta opinião procuramos alguns lugares baixos, onde se achava massapé plantado de cana e não descobrimos formação outra a não ser a granítica.