nos causou admiração. Explica-se muito simplesmente pela união íntima das partes componentes (o que sempre se dá onde existe horneblenda) e pela densidade resultante.
A montanha está revestida de florestas até o cume e as árvores, longe de dimiuírem em grossura e altura, aumentam; e assim pudemos observar (o que sempre se confirmou no decurso da nossa viagem para o norte), que as florestas ocupam de preferência os altos, enquanto as capoeiras e os prados se acham no fundo dos vales, justamente o contrário do observado no interior das províncias do sul que atravessamos, onde o capim domina os montes mais altos e as florestas as baixadas.
Panorama do alto da Itiúba
Do alto da Serra da Itiúba, se descortina extenso panorama para leste.
Apenas algumas montanhas, das quais a mais alta é a Serra de Aracuanha, divortium aquarum entre os rios Itapicuru e Jacuípe, limitam a vista sobre extensa e monótona caatinga, que parece confundir-se com o horizonte.
Quando descemos pelo lado oeste da montanha, encontramos uma boiada de 300 reses, que, vindas do Piauí, haviam feito viagem de cem léguas, destinando-se à Bahia.
Os vaqueiros queixavam-se de não ter encontrado boa água desde a travessia do São Francisco e as notícias que lhes demos, das condições atuais do local, lhes causaram desespero. Resolveram desviar-se do caminho que havíamos tomado, e viajar marginando o Itapicuru ou o Arraial de Serrinha, pois a estas duas direções vão